Bem-vindos ao blog do 1° Ano B! Aqui, as alunas e os alunos colocarão em prática aquilo que aprendem em sala: pesquisar, entrevistar, escrever, editar e comunicar com responsabilidade, criatividade e senso crítico. O blog é um espaço de expressão, autoria e construção coletiva do conhecimento. Ao longo dos meses, você encontrará aqui reportagens, textos, entrevistas, vídeos, fotos e notícias produzidas pelos estudantes. Os temas serão diversos, sempre ligados à realidade dos jovens, à escola, à comunidade e ao mundo em que vivemos. Nosso objetivo é desenvolver o olhar crítico, a sensibilidade para a informação de qualidade e o respeito pelas múltiplas vozes que compõem a sociedade. Afinal, ser um cidadão no século XXI é também saber ler, produzir e circular conteúdos de forma ética e consciente. Seja bem-vindo e aproveite para ler, comentar e compartilhar as ideias da nossa turma!

quarta-feira, 21 de maio de 2025

Dia dos Povos Indígenas


Hoje estamos aqui para lembrar e refletir sobre o Dia dos Povos Indígenas, comemorado no dia 19 de abril.

Essa data é muito mais do que uma comemoração. É um momento de respeito, reconhecimento e valorização dos povos indígenas, suas culturas, suas lutas e suas histórias.

Durante muitos anos, os povos indígenas foram invisibilizados, suas culturas foram desrespeitadas, suas terras invadidas, e suas línguas quase esquecidas.

O Dia dos Povos Indígenas não é apenas uma lembrança folclórica. É um chamado para que a sociedade conheça e respeite as mais de 300 etnias indígenas que vivem no Brasil atualmente.

Esses povos carregam saberes ancestrais sobre a natureza, a preservação das florestas, dos rios, dos animais e das plantas.

Eles nos ensinam que não somos donos da terra, mas parte dela.

Defender os povos indígenas é defender também o meio ambiente, a cultura, a diversidade e os direitos humanos.

Por isso, o Dia dos Povos Indígenas é um dia de reflexão:

O que sabemos sobre a cultura indígena?

O que podemos fazer para combater o preconceito e a desvalorização desses povos?

Como podemos apoiar a luta pelos seus direitos?

Convidamos todos a pensar, a aprender, e a valorizar a riqueza indígena presente em nossa história, na arte, na culinária, nas palavras do nosso idioma e na sabedoria que continua viva, resistindo.

Respeitar os povos indígenas é respeitar o Brasil.


Componentes: Thayline, Camille

Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 curiosidades sobre os Povos Indígenas Brasileiros

1. Existem mais de 300 povos indígenas no Brasil Atualmente, segundo dados da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), existem mais de...